Quando entramos em um concurso, o fazemos pois em nós há sim a esperança de se ganhar, há sim a esperança de que outros achem que o seu trabalho é bom e merece ser premiado. Mas depois de enviar inscrição, vídeo e projeto... bate um "chamado da realidade", que te explica: então... o concurso é nacional, tem muita gente boa no Brasil... seu projeto tem defeitinhos... Aí, você esquece... toca a vida... é devorado pelos prazos, estudos, provas e compromisso... O tempo passa, a ansiedade vai se desgastando e já não há mais a espera... Mas, eis que surge uma mensagem na caixa de entrada do Gmail: seu projeto receberá Menção Honrosa. Não poderia ser melhor! Reconhecimento pelo que fazemos com paixão é mais gostoso! Obrigada aos alunos por participarem comigo nesse projeto! Obrigada à escola que nos disponibilizou essa oportunidade! Obrigada vida!
Blog é o caminho? Durante o desenvolvimento do tema 2, pude por meio das leituras propostas e atividades compartilhadas pelos companheiros de curso (sim, estou fazendo um curso on-line de metodologias ativas na escola em que trabalho), muitas ferramentas, algumas delas já até coloquei em prática para desenvolver formas de estudo mais prazerosas para os alunos que permanecem na escola o período integral, e que muitas vezes pela tarde, já não querem estudar devido ao cansaço. Pude trabalhar com captura de tela por meio de vídeo com a extensão Google Screencastify , realização de formulários para verificação de aquisição de conteúdo, compartilhamento de sites interessantes para o estudo autônomo, criação de infográficos , compartilhamento de exercícios virtuais, vídeos, imagens e outros tantos recursos. Todas essas ferramentas foram utilizadas e pensadas a partir do conteúdo proposto pelo professor da disciplina, que já desenvolve suas atividades de modo ativo no Google Clas
Avaliar é preciso... mas como fazer? Quando pensei em novas práticas pedagógicas para serem aplicadas em um ambiente, ainda formal, acabei por não pensar em uma avaliação que fugisse do que já estamos acostumados a fazer, sem calcular o total descompasso entre uma coisa (o projeto) com a outra (a avaliação) Porém, quando apliquei a atividade, senti a necessidade de examinar o que foi feito de um modo diferente, até porque no Full não atribuímos notas, mas temos que observar o avanço do aluno a partir de seus estudos. Uma, entre tantas maneiras propostas no curso que estamos fazendo sobre Metodologias Ativas, é a avaliação por rubrica, que permite ao aluno saber exatamente o que está sendo avaliado, podendo em alguns casos, participar da elaboração dos critérios avaliativos. Sugeri então essa avaliação para o projeto do Glossário Falado. O que vocês acham? Poderia ser mudado algo?
Permita-me acrescentar outros adjetivos para Gisele: competente, arrojada e excelente profissional.
ResponderExcluirAdorei! Mas tenho certeza de que a professora não é a Gi, kkkk.
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